Para o líder parlamentar socialista, “o sector agrícola pode ser uma escapatória e um apoio importante nesta fase económica”. O responsável recordou que o parlamento regional aprovou recentemente um aumento de 500 mil euros na verba para promoção de produtos locais.
Berto Messias revelou ainda que, no próximo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, vai ser discutida uma proposta do PS para a “criação de novos centros de promoção e consolidação de novos empresários agrícolas na área da diversificação”.
O líder parlamentar do PS/Açores destacou o aumento dos apoios concedidos para a diversificação agrícola nos Açores, considerando que “significa que se está apostar nesta área”, mas frisou ser necessário que essa aposta “tenha um impacto positivo na carteira dos açorianos”.
Nesse sentido, defendeu que “é preciso apostar mais no mercado local para reduzir as importações e conseguir aumentar as exportações”, mas aumentar também o “grau de exigência de produção” para “garantir produtos de qualidade”.