PS e PSD “atiram areia aos olhos” ao falar na manutenção das quotas do leite

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições legislativas de 27 de Setembro pelo Círculo Eleitoral dos Açores defende a realização de uma reflexão e debate alargados sobre o futuro da Agricultura nos Açores e acusa o PS e o PSD de “atirarem areia para os olhos dos agricultores” ao continuar a mencionar a possibilidade de manutenção das quotas de leite da União Europeia – ideia completamente rejeitada pela Comissão Europeia.

 

 

A comitiva do Bloco de Esquerda contactou esta manhã com agricultores no posto de recolha de leite das Arribanas, nos Arrifes, e ouviu palavras de desalento perante a actual situação do sector. “Não há um único lavrador que diga que as coisas estão bem, nem sequer ‘assim assim’. Queixam-se que o seu trabalho não tem retorno financeiro”, disse Zuraida Soares.

 

 

A candidata do Bloco de Esquerda critica o Governo por nunca ter concebido estratégias para combater os efeitos do fim das quotas, e considera que a realização de um debate conjunto entre o Governo e os Parceiros Sociais é crucial, mais do que a apresentação imediata de pacotes de medidas numa altura em que a União Europeia está a apresentar uma série de proposta de alteração à Política Agrícola Comum.

 

 

“Em que vamos investir? Vamos apostar na quantidade ou na qualidade? Vamos apostar numa lavoura ambientalmente sustentável e ecológica com a marca dos Açores porque vende bem? Ou pelo contrário vamos continuar a inundar a piscina europeia que transborda leite?”, foram algumas das questões lançadas por Zuraida Soares.

 

A candidata do Bloco de Esquerda à  Assembleia da República disse ainda estranhar a alegria eufórica manifestada pelo presidente do Governo Regional dos Açores pela reeleição de Durão Barroso para a Comissão Europeia, lembrando que o simples facto de se tratar de um português não altera as políticas defendidas pela União Europeia, que têm lesado Portugal e particularmente a Região dos Açores, nomeadamente no que diz respeito às quotas de leite e à Zona Económica Exclusiva dos Açores. “Eu não me lembro de Durão Barroso ter tomado qualquer tipo de iniciativa no sentido de defender estas duas riquezas açorianas – leite e o mar – essenciais para a economia da nossa Região”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here