O memorando entregue à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar defende que esta restrição se prolongue pelo período de dois anos, para permitir a reposição dos ‘stocks’ de pesca e a promoção do turismo subaquático em Santa Maria.
Os signatários do memorando propõem que a pesca seja restrita na Baixa da Pedrinha, na Baixa da Maia, no Ilhéu da Vila e no Baixo do Ambrósio.
Na Baixa da Pedrinha, situada junta à Praia Formosa, a restrição abrangeria uma área num raio de 150 metros do ponto mais baixo, enquanto na Baixa da Maia a restrição à pesca também se refere a um raio de 150 metros.
O memorando propõe ainda que o Ilhéu da Vila seja integrado na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste, no Parque Natural da Ilha de Santa Maria, e que num raio de 150 metros apenas seja autorizada a apanha de isco vivo.
Relativamente ao Baixo do Ambrósio, as restrições abrangeriam um raio de 50 metros em redor do ponto mais baixo, onde apenas seria autorizada a pesca de salto e vara.
Lusa