Autárquica​s: PS quer acabar com “oportunid​ades desaprovei​tadas” em Santa Maria

O socialista Duarte Moreira candidata-se à Câmara de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, Açores, para pôr fim a “oportunidades desaproveitadas” pelos social-democratas, prometendo políticas específicas para os jovens, idosos e empresários.
“Os últimos quatro anos foram anos de oportunidades desaproveitadas. Foram quatro anos de desperdício, de não encarar os principais problemas de Santa Maria”, afirmou Duarte Moreira, na apresentação da candidatura socialista à Câmara de Vila do Porto, na segunda-feira à noite.
“Nunca como nos últimos quatro anos uma câmara em Santa Maria teve tantos recursos financeiros, fruto do Proconvergência e endividamento da empresa municipal no valor de quatro milhões de euros. Dívida que terá de ser paga por todos nós no futuro próximo, com a agravante desse dinheiro não ter sido investido no desenvolvimento económico, criação de riqueza nem fixação da nossa juventude”, sustentou o candidato socialista.
Alegando sentir-se capaz de minimizar e inverter os problemas dos marienses, Duarte Moreira acusou a atual liderança social-democrata do município de estar de costas voltadas para as pessoas.
“Não basta contratar jovens através dos programas Estagiar L e T, que são programas do Governo Regional, para se dizer que se possui uma política de empregabilidade jovem”, afirmou o candidato, acrescentando não perceber os critérios municipais ao nível da política social, que em 2013 vai investir 200 mil euros num ‘skate parque’ e 30 mil no apoio à habitação.
A criação de um fundo municipal de emergência, um vale de apoio a recém-nascidos e um ‘kit’ escolar para crianças necessitadas a frequentar a primeira classe são algumas das propostas que Duarte Moreira prometeu cumprir caso seja eleito presidente da única Câmara da ilha de Santa Maria nas eleições autárquicas de 29 de setembro.
O candidato socialista pretende ainda apostar na requalificação urbana, em pequenas obras e numa política de competitividade dos produtos locais, potenciando-os na sua diferenciação, qualidade e locais de comercialização.
Para o presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, que esteve na apresentação da candidatura de Duarte Moreira, nas próximas eleições autárquicas está em causa escolher entre o PS, um partido “referencial da estabilidade, confiança e esperança” e outros, que manifestam já “desespero”.
“É necessário que os açorianos estejam alerta e conscientes daquela que é uma grosseira tentativa de os enganar”, afirmou Vasco Cordeiro, apresentando como exemplo as polémicas criadas em torno da reestruturação do setor da Saúde na região, reforma do financiamento das instituições particulares de solidariedade social e dos subsídios de férias.
Recordando “o descalabro” a que conduziu o país o Governo da República do PSD e CDS/PP, Vasco Cordeiro, que preside também ao executivo regional, considera “imprescindível” que nos Açores, “como em tantas outros momentos”, se marque “a diferença para continuar a trabalhar não para complicar a vida ao partido do lado, mas a trabalhar para servir as açorianas e açorianos”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here