Os socialistas açorianos argumentam que, sem prejuízo da liberdade que assiste a todos os militantes de apoiarem o candidato que entenderem melhor para o país e para o partido, importa apurar o comprometimento em concreto dos candidatos em relação às autonomias regionais.
Nesse sentido, segundo André Bradford, o PS/Açores pretende conhecer a posição de Francisco Assis e António José Seguro sobre questões relacionadas com a execução do memorando de ajuda externa, a revisão constitucional, a salvaguarda do Estatuto Político-Administrativo e da Lei das Finanças Regionais e sobre as competências do Estado nos Açores.
Por outro lado, relativamente às eleições regionais de 2012, André Bradford revelou que o PS/Açores também decidiu adiar a divulgação do nome do seu candidato à presidência do governo regional.
“Tendo em consideração que o mais importante no momento é a eleição do líder nacional do partido e a realização do congresso nacional em setembro, só depois disso será convocada a Comissão Regional para nomear esse candidato”, afirmou.