O PS/Açores chumbou hoje na Assembleia Legislativa Regional uma proposta do Bloco de Esquerda, pretendendo que o Governo Regional pagasse aos funcionários públicos açorianos o subsídio de férias já no próximo mês de Junho.
Ao chumbar o pedido de urgência sugerido para esta matéria, a proposta desce ao debate em sede de comissão, em vez de ser discutida e votada hoje.
“O que hoje aconteceu mostra claramente de que lado está o PS: “Está agarrado à Troika, a Vítor Gaspar e ao Governo da República. Não está do lado dos trabalhadores, da economia, nem da Autonomia”, disse Zuraida Soares, deputada do BE, salientando que na prática, o PS inviabiliza a proposta, uma vez que os prazos normais do processo legislativo não permitirão que esta seja aprovada a tempo de cumprir os seus objetivos”.
Por sua vez, o Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores Artur Lima acusou o Governo Regional de utilizar o pagamento do subsídio de férias “com fins eleitoralistas”, ou seja, “vai atirar o pagamento do subsídio, conforme decisão do Tribunal Constitucional, para Setembro” para beneficiar o PS nas próximas eleições Autárquicas, e porque “estão falidos e não têm dinheiro para pagar já”.
Também o PSD, citando Vasco Cordeiro, aquando da decisão do Tribunal pelo pagamento deste subsídio, de que “ o faria com gosto, pois era um importante contributo para a economia”, cobra essa intenção, desafiando o Governo a cumprir com o “compromisso”.