PS/Açores chumba acréscimo regional ao salário mínimo

O PS/Açores chumbou hoje uma proposta do BE de acréscimo de 10 euros mensais ao salário mínimo na Região, propondo antes o aumento do salário mínimo nacional, o que originou críticas de “falta de coerência” por parte da oposição.
O sentido de voto do PS, criticado pela oposição, foi justificado pelo socialista Francisco César com as “dificuldades” que o aumento do acréscimo regional ao salário mínimo poderia provocar às empresas açorianas, que perderiam “competitividade” em relação às do resto do país.
“Nós sabemos da dificuldade que muitas empresas passam para manterem os seus postos de trabalho, para competirem com outras empresas do continente, e a senhora, com o maior desplante, vem dizer: vamos pôr as empresas regionais a pagar mais do que no continente”, criticou o deputado do PS, dirigindo-se a Zuraida Soares, do Bloco de Esquerda, durante o debate da proposta no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.
Francisco César entende que a melhor solução é aumentar o salário mínimo nacional, medida que, no seu entender, terá também repercussão nos Açores, sem que isso traga dificuldades acrescidas às empresas do arquipélago.
Mas a deputada do Bloco de Esquerda acusa o PS de “falta de coerência”, ao exigir o aumento do salário mínimo nacional, mas recusar aumentar o acréscimo regional.
“Na prática, o PS/Açores assume como sua a velha história do ‘faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço'”, ironizou Zuraida Soares.
Artur Lima, do CDS, acusou também a maioria socialista de “desonestidade política” e de “populismo barato”, por querer uma coisa na República, mas recusá-la nos Açores.
Aníbal Pires, do PCP, quis saber qual era a diferença para os custos das empresas entre a proposta de aumento do salário mínimo nacional e o aumento do acréscimo regional, mas não obteve resposta, concluindo que o PS estava a fazer “um exercício de cinismo e de hipocrisia política”.
O PSD, o CDS e o PPM abstiveram-se em relação a esta proposta do Bloco de Esquerda, que acabou chumbada apenas pela bancada do PS, que levará ao plenário açoriano, ainda esta semana, uma anteproposta de lei, a enviar à Assembleia da República, a pedir o aumento do salário mínimo nacional

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here