PS/Açores disponível para “avaliar e aprovar” propostas da oposição para Orçamento

O PS/Açores saudou esta terça-feira a abstenção do PSD na votação do orçamento regional de 2013 e manifestou disponibilidade para “avaliar e aprovar” todas as propostas da oposição que sejam “exequíveis” e “melhorem a vida” dos açorianos.
 

“Eu julgo que finalmente o PSD/Açores reconhece que a governação nos Açores é melhor do que a governação que existe hoje em Portugal continental e na República. E portanto registamos essa postura por parte do PSD e esperamos que naturalmente se mantenha”, afirmou o líder parlamentar dos socialistas na assembleia legislativa regional.

Berto Messias falava aos jornalistas na Lagoa, na ilha de São Miguel, onde os deputados do PS/Açores estão a reunir-se com os parceiros sociais para preparar o debate da proposta de Orçamento e Plano anual de investimentos para 2013.

Considerando que “a história recente ” mostrou “um PSD não muito empenhado em participar e em colaborar ativamente no projeto de desenvolvimento” dos Açores, Berto Messia saudou a anunciada abstenção dos sociais-democratas na votação dos documentos orçamentais e assegurou que a maioria socialista no parlamento regional tem abertura para acolher propostas da oposição.

“Quer do PSD, quer dos outros partidos, estamos naturalmente disponíveis para avaliar e aprovar todas as propostas que são sérias, que são exequíveis e que melhorem de facto a vida dos nossos concidadãos”, disse Berto Messias.

O líder parlamentar do PS/Açores assegurou que esta disponibilidade se estende a propostas fora do âmbito do orçamento de 2013, como é o caso de um projeto do PSD que já deu entrada no parlamento regional e visa um reforço de apoios aos desempregados.

“Vamos analisá-la como fazemos com todas as outras [propostas]”, disse Berto Messias, acrescentando, porém, que a proposta social-democrata parece “incidir precisamente sobre o público-alvo do programa Recuperar”, do Governo Regional.

“Admito que seja um desconhecimento involuntário do PSD”, ressalvou o deputado, reiterando que os socialistas analisarão a proposta.

Depois de ter anunciado na sexta-feira a abstenção na votação do orçamento regional, o PSD/Açores desafiou na segunda-feira os socialistas a assumirem a mesma postura e a aprovarem esta iniciativa destinada a apoiar os desempregados.

Sobre as reuniões com os parceiros sociais, Berto Messias disse que “é fundamental” ouvir as suas ideias e opiniões e que é importante a união de “todos” num “tempo de crise, de constrangimentos financeiros significativos, de dificuldades”, manifestando também disponibilidade para acolher sugestões dos sindicatos e dos organismos representativos dos empresários.

“Aliás, algumas das preocupações que apresentaram fazem também parte das nossas preocupações”, assegurou, destacando a manutenção dos apoios sociais na região e “a operacionalização” da “agenda açoriana para o emprego e a competitividade”, apresentada recentemente pelo Governo Regional.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here