Os deputados do PSD/Açores no parlamento açoriano consideraram esta terça-feira, que as conclusões da Atlânticoline sobre o acidente com o ‘Mestre Simão’ reforçam a necessidade de se apurar responsabilidades políticas, lembrando Luís Garcia que o PSD/Açores já propôs um estudo sobre operacionalidade dos portos da Região.
“Os responsáveis políticos que inauguram portos e adquirem navios não podem, perante os acidentes que ocorrem, empurrar as responsabilidades para outros, mesmo que seja para o infortúnio do mar’”, afirma o deputado do PSD/Açores, na sequência da revelação, ontem, das conclusões do acidente com o ‘Mestre Simão’ que, segundo a Atlânticoline, ficou a dever-se ao “infortúnio do mar”, acrescentando que “é preciso ter a coragem política para avaliar e assumir-se os erros cometidos em muitas obras, nomeadamente no porto da Madalena”.
Segundo Luís Garcia, as conclusões sobre o acidente ocorrido a 6 de janeiro comprovam e reforçam a necessidade de se estudar a operacionalidade dos portos de transporte de passageiros da Região, prioritariamente os portos das ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), conforme propõe o grupo parlamentar do PSD/Açores através de um projeto de resolução recentemente apresentado.
“Acreditamos que esta iniciativa pode dar um contributo sério e positivo para cumprir o propósito de reestabelecer a confiança e garantir a segurança de um serviço que é vital para a vida social e económica, especialmente no Triângulo. Assim esteja disponível a maioria socialista no parlamento dos Açores”, afirmou.
Para Luís Garcia este estudo deve definir as condições limites em termos meteorológicos e de agitação marítima para cada cais/porto e navio e avaliar os meios existentes e a implementar em cada cais/porto, meios esses que permitam o fornecimento de informação técnica fiável aos mestres das embarcações de passageiros e de viaturas com vista a apoiar as suas decisões, valorizando a recomendação do relatório da Atlânticoline para que seja instalada uma câmara no porto da Madalena, para que seja possível aos mestres, à saída da Horta, anteverem as condições de mar no local, considerando que esta “é apenas mais uma evidência da necessidade do estudo proposto pelo PSD/Açores”, salientou o também porta-voz do PSD/Açores para os Assuntos do Mar.
Ainda segundo o social-democrata, os incidentes e acidentes ocorridos no transporte marítimo de passageiros e de viaturas nos portos do Triângulo, nos últimos anos, com a entrada em funcionamento de novas infraestruturas e de novos navios, “provam que esta operação passou a estar confrontada com problemas e desafios novos que têm de ser enfrentados com objetividade e responsabilidade”, argumenta Luís Garcia.
Açores 24Horas / NI