O PSD/Açores propôs hoje a criação urgente de um Plano de Recuperação da assistência a doentes com outras patologias que não a COVID-19, alegando que muitas cirurgias, consultas, exames complementares de diagnóstico e terapêuticas foram adiados devido à pandemia.
Num projeto de resolução entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os social-democratas propõem ao Governo Regional que elabore, “de forma urgente, um Plano de Recuperação da Atividade Assistencial na área da Saúde, que tenha em conta também a monitorização clínica dos doentes efetuada durante o período da pandemia”.
“O combate à COVID-19 é a prioridade atual, com relevância na organização e reestruturação de todas as instituições envolvidas. Apesar desta prioridade, não poderão ser menosprezadas outras patologias que até então estiveram acauteladas”, refere a iniciativa legislativa.
Segundo o PSD/Açores, “há números para além dos da Pandemia e todas as outras doenças que matam não deixaram de existir”.
Os social-democratas salientam que a suspensão das cirurgias, bem como de toda a atividade assistencial programada nos hospitais e centros de saúde da Região, “embora devidamente justificado, terá consequências futuras”.
“O Governo Regional deve promover o levantamento e elaboração de uma listagem de todos os casos prioritários e programados na Região, de cirurgias, consultas e exames complementares de diagnóstico e terapêutica, que foram adiados devido à COVID-19”, defendem.
Para o PSD/Açores, “podem estar a ser adiados diagnósticos que, ao serem realizados tardiamente, se vão tornar em situações potencialmente mais graves, com impacto direto na saúde dos utentes”.
No projeto de resolução entregue no parlamento, os social-democratas propõem ainda que o Governo Regional “mantenha o programa de recuperação de listas de espera cirúrgicas, que deve ser extensivo, mediante programas de recuperação próprios, à realização de consultas e de exames complementares de diagnóstico e terapêutica”.