Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial questionaram hoje o Governo Regional sobre a interdição da prática balnear na Praia de Porto Pim, alegando que a situação causou “grande alarme e preocupação” entre os banhistas.
“Esta situação provocou grande alarme e preocupação entre os faialenses e especialmente nos utilizadores daquela praia. Os esclarecimentos prestados, até esta data, são manifestamente insuficientes para tranquilizar as pessoas”, afirmaram Carlos Ferreira e Luís Garcia.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados social-democratas perguntaram ao Governo Regional “que microrganismos foram encontrados na areia da Praia de Porto de Pim que podem colocar em causa a saúde pública e se já está identificada a causa da suposta contaminação”.
Os parlamentares do PSD/Açores pretendem também que o Governo Regional explique também quais as “consequências para os utilizadores da Praia de Porto Pim que contataram diretamente e indiretamente com os microrganismos causadores da suposta contaminação”.
Carlos Ferreira e Luís Garcia questionaram ainda o executivo sobre que “medidas foram ou vão ser tomadas para resolver esta situação de contaminação”, além de “quais as consequências para a manutenção no presente e no futuro do galardão de Bandeira Azul ostentado pela Praia de Porto Pim”.
A prática balnear na Praia de Porto Pim foi interdita a17 de julho pela delegada de saúde concelhia, devido à existência na areia de microrganismos que poderão pôr em causa a saúde pública.