Posteriormente, “descobriu-se em documentos que o Governo se propõe pagar o centro de radioterapia com imposto sobre tabaco”, explicou o responsável.
Carlos César acusou, na quinta-feira, o PSD de tentar “instrumentalizar” o Tribunal de Contas (TC) no caso do Centro de Radioterapia dos Açores, considerando que os social-democratas estão a tentar fazer um aproveitamento político da recusa do visto prévio do TC relativamente ao processo da obra.
Mas, para Duarte Freitas, “não é em si a controvérsia entre o Tribunal de Contas e o Governo” que originou a conferência de imprensa, considerando que estes assuntos “devem ser dirimidos institucionalmente entre as duas entidades”.
Sublinhando “a importância primordial” do Centro de Radioterapia dos Açores, o líder parlamentar criticou o facto do presidente do Governo, Carlos César, ter anunciado “recentemente que os açorianos iam começar a pagar taxas moderadoras para financiar o centro de radioterapia”.
No entanto, “a mentira tem perna curta, como agora se provou de novo. É que se descobriu que o Governo propõe cobrir o financiamento do Centro com o Imposto sobre o Tabaco”, sustentou o dirigente do PSD.