O PSD acusou o Governo Regional dos Açores de “esconder” a verdade sobre a situação das finanças regionais, revelando que a agência financeira Moody’s baixou recentemente a notação dos Açores em dois graus (de A2 para Baa1).
“O ‘rating’ da região é ainda pior do que o de Portugal. O ‘rating’ de Portugal representa um risco baixo de crédito, enquanto o da região significa um médio risco de crédito”, afirmou Duarte Freitas, líder parlamentar do PSD/Açores, numa conferência de imprensa na Horta.
Duarte Freitas acusou o executivo regional socialista de “esconder dos açorianos a verdade sobre a situação das finanças públicas regionais, na tentativa de iludir os açorianos sobre a verdadeira realidade regional”.
A Moody’s, numa decisão de 18 de Março, justifica a descida da notação dos Açores com “a queda na receita de impostos que se prevê que recupere muito vagarosamente e a rigidez das despesas de funcionamento, especialmente no que concerne a custos com cuidados de saúde e com pessoal”.
Por outro lado, a classificação agora atribuída “reflecte o aumento substancial dos níveis de endividamento directo e indirecto”, uma tendência que a agência internacional admite que “dificilmente será revertida num futuro próximo”.