“O governo regional há muito tempo que perdeu o controlo da situação, este é apenas mais um incidente a juntar a muitos outros a que os açorianos já perderam a conta”, afirmou Jorge Macedo, porta-voz do PSD/Açores para as questões dos transportes.
O dirigente social-democrata reagia, em declarações à Lusa, ao anúncio pela Atlânticoline, empresa responsável pelo transporte marítimo de passageiros entre as ilhas açorianas, de um novo adiamento na chegada do navio Viking, agora sem data marcada.
O adiamento foi originado pela descoberta de “uma fissura de 30 centímetros” no tanque de combustível de longo curso, admitindo o presidente da empresa que apenas segunda-feira será possível saber quanto tempo vai demorar a reparação.
“Quando se perde o controlo, não há plano B, que é o que está a acontecer”, afirmou Jorge Macedo, acusando os responsáveis do sector de “amadorismo, incompetência e negligência”.
Jorge Macedo, em declarações à Lusa, admitiu que a ideia do governo regional socialista de realizar transportes marítimos de passageiros e carga entre as ilhas foi “boa”, mas frisou que não tem sido bem aplicada.
“Não basta ter uma boa ideia, é preciso saber colocá-la em prática. O governo regional teve uma boa ideia, mas não a sabe pôr em prática e, por isso, têm-se gasto milhões e o serviço piora de ano para ano”, frisou.
Questionado sobre qual a solução que o maior partido da oposição açoriana propõe para este problema, Jorge Macedo escusou-se a avançar com propostas, considerando ser “difícil propor uma solução quando o governo regional esconde a informação”.
“Sem conhecer o que se passa é difícil encontrar soluções”, afirmou, acrescentando que “o governo regional é o único responsável por esta trapalhada, pelo que lhe compete encontrar uma solução”.
Lusa