PSD acusa TAP e SATA de incumprimento com a Terceira

O PSD/Terceira acusou hoje a TAP e a SATA de, “no âmbito da sua operacionalidade internacional, nacional e regional, continuarem a falhar com a Ilha Terceira”.

Em comunicado, a comissão política de ilha presidida por António Ventura exige, “a quem governa, nos Açores e na República, que assuma as suas responsabilidades políticas para melhorar as ligações aéreas de passageiros e de carga de e para a Terceira ao nível regional, com o continente e no âmbito internacional”, adiantam.

Para os social democratas, o Governo Regional, “como único acionista da SATA, e o Governo da República, como acionista maioritário da TAP, são responsáveis diretos por essas permanentes falhas”, acusam.

Relativamente à SATA, o responsável pelo PSD/Terceira diz que “temos vindo a assistir, com muita frequência, ao incumprimento dos horários das ligações internacionais da SATA com a Ilha Terceira”.

“E referirmo-nos, especificamente, às ligações entre Boston e Oakland com a Terceira, operadas pela SATA, onde se tem verificado o incumprimento dos horários programados e, inclusive, existido cancelamentos de voos”, sublinha António Ventura.

O responsável fala de uma realidade “que afeta a economia da Terceira, transmitindo uma imagem de incompetência e desleixo a quem nos visita, o que não abona a favor da Terceira e dos Açores”, adianta.

“Também os voos inter-ilhas, igualmente com muita frequência, não obedecem aos horários estabelecidos. Acrescendo a isso que o elevado preço dos bilhetes, a manifesta falta de lugares e o facto da Terceira continuar a ser esquecida naquele que pode ser o seu contributo para melhorar a mobilidade aérea regional, acarretam consequências negativas ao desejado desenvolvimento da nossa terra”, diz António Ventura.

O líder do PSD/Terceira lembra que são “problemas que persistem, ano após ano, sem que o Governo Regional consiga dar as necessárias respostas. A questão é mesmo saber para que serve um Governo que não soluciona os problemas aos açorianos, quando o PS governa a Região há 22 anos”, avança.

“A questão é saber para que serve à Terceira ter seis deputados do PS e vários terceirenses no Governo Regional – secretários e diretores regionais, incluindo o vice-presidente -, se os problemas dos terceirenses persistem”, acrescenta o social democrata.

Para António Ventura, seria de esperar “que o recente Conselho de Administração da SATA trouxesse o conhecimento suficiente para alterar estas situações, mas é com grande preocupação que ouvimos o seu novo Presidente afirmar que não percebe do negócio”, destacou, frisando que “toda esta irresponsabilidade acontece pela mão do Governo Regional”.

Quanto à TAP, “a Transportadora Aérea Portuguesa está também em constante incumprimento para com a Terceira. Temos recebido várias queixas de bagagens e encomendas comerciais que ficam na origem, e essas são situações que lesam a nossa economia”, diz Ventura.

O cancelamento e o incumprimento dos horários por invocadas “questões operacionais”, que incluem a “falta de pessoal”, como é referido por alguns operadores, “acaba por favorecer outros destinos internacionais, em detrimento dos Açores, o que assume uma situação absolutamente incompreensível e inaceitável”, diz aquele dirigente local do PSD.

António Ventura lembra que o PSD entregou na Assembleia da República “uma resolução, recomendando ao Governo que promova com urgência, junto da TAP, a normalização das ligações aéreas com as Regiões Autónomas e a prestação de assistência adequada aos seus passageiros, residentes e turistas”.

“A TAP devia ser a primeira a reconhecer a importância das ligações aéreas para as Regiões Autónomas, tendo em conta os graves constrangimentos que estes cancelamentos causam aos seus habitantes, afetando a economia regional e agravando a discriminação interna entre portugueses”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here