O PSD/Açores anunciou hoje que vai propor no debate do Orçamento a redução do IRS para os contribuintes até ao quarto escalão e o aumento de 20 por cento do complemento ao abono de família, com o objectivo de “minimizar os danos” que os açorianos sofrerão em 2011.
O PSD apresenta um pacote de 16 propostas de alteração ao Orçamento, que contabilizam 36,1 milhões de euros que segundo o líder do partido visam “ajudar as famílias e ajudar as empresas, fomentando o emprego”, reafirmando que “a proposta do governo cria situações de desigualdade e não é desejável. A redução do IRS até ao quarto escalão trata todos por igual”.
Os social-democratas propõem igualmente uma subida de 20,83 por cento no complemento do abono de família e de 30,3 por cento no complemento regional de pensão, que aumentam para valores superiores aos decididos pelo governo regional.
Para as empresas, o PSD/Açores propõe aumentar os benefícios fiscais e a redução da Taxa Social Única para as empresas em dificuldades, nomeadamente as que se encontrem em situação de falência técnica.