No final de uma visita ao Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, no âmbito das jornadas parlamentares que o PSD está a efetuar na ilha, Duarte Freitas recordou que o deputado do PS à Assembleia da República afirmava, na campanha para as legislativas nacionais, que o Serviço Regional de Saúde (SRS) devia pagar tratamentos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vice-versa.
“O desafio é para que o sr. presidente do Governo, Carlos César, e o candidato do PS, Vasco Cordeiro, escutem as afirmações de Ricardo Rodrigues em 2009, para percebermos onde está a coerência e a incoerência destes responsáveis políticos”, sublinhou Duarte Freitas.
O parlamentar social-democrata recordou que as afirmações do deputado açoriano no Parlamento nacional são “completamente diversas” das que foram feitas, recentemente e forma que classificou de “demagógica” por Carlos César e Vasco Cordeiro, que consideram não existir dívidas dos Açores ao SNS.
Duarte Freitas desafiou também o presidente do executivo açoriano e o candidato socialista à presidência do Governo nas legislativas regionais de outubro, para que “paguem o que devem” e “deixem de enganar as pessoas”.
Segundo explicou, a dívida do Serviço Regional de Saúde “são 800 milhões de euros”, embora os socialistas afirmem agora que já conseguiram poupar “24 milhões de euros”.
“Era preciso que explicassem então aos fornecedores, porque é que eles estão preocupados e quase em insolvência, devido às dívidas do SRS”, ironizou o parlamentar social-democrata.
Lusa