O PSD/Terceira apresentou hoje um conjunto de indicadores, “referentes aos dois primeiros meses de 2010”, que confirmam a situação “de perda de competitividade e de rendimento para os principais sectores produtivos da ilha”. Segundo os social-democratas “ a Terceira está mais pobre”, afirma António Ventura.
Para o líder da comissão política de ilha, “e lendo-se os indicadores de algumas áreas, relativos a Janeiro e Fevereiro deste ano, essa é a conclusão a que se chega”, explica, concretizando que “em relação ao turismo, por exemplo, os proveitos desceram 16% em relação ao período homólogo de 2009, com as dormidas na hotelaria tradicional a decrescerem 19%. Noutras áreas como a pesca, descarregou-se menos 25% de pescado na ilha”.
Prosseguindo a análise, Ventura revela “quebras na horticultura que vão até aos 40%”, referindo que “a produção de leite teve uma evolução positiva de 3%, mas como houve maior produção de leite em pó regista-se um prejuízo, dada a ausência de mais valias”, afirma.
“Abateu-se mais gado bovino, mas todavia verifica-se que o peso médio de cada animal diminuiu”, e esses são alguns valores que constroem “uma conjuntura desfavorável e que faz aumentar a nossa dependência externa”, defende.
Suportando-se na evolução demográfica da ilha Terceira, o social-democrata acrescenta que “entre 1990 e 2008, a população da Terceira cresceu apenas 0,4%, quando nos Açores esse crescimento foi de 2,7%”.
Para além disso, “o índice de envelhecimento da Terceira, referente a 2008 e relativamente aos quatro anos anteriores, tem vindo a aumentar, situando-se nos 78,4, enquanto na região esse indicador é de 66,2. Ou seja, não crescemos na população e temos uma população mais envelhecida”, conclui.