PSD critica Governo Regional por “silêncio” perante crise alimentar animal

O PSD/Açores acusou o Governo Regional de “ausência e silêncio” perante uma crise com “tendência para se prolongar” relacionada com a falta de água, que pode ter consequências ao nível da falta de alimentos para os animais.
“As pastagens de média e baixa altitude tornaram-se improdutivas mais cedo, a cultura forrageira do milho não vai obter os resultados que se esperavam, a lagarta da pastagem ataca, os concentrados aumentaram 16 por cento e há falta de água”, denunciou o deputado regional social-democrata António Ventura, em declarações aos jornalistas em Angra do Heroísmo.

António Ventura frisou que, “perante esta crise alimentar que se prolonga já há algumas semanas e com tendência para se prolongar, não se vê o Governo Regional, apenas se vê falta de planeamento e estratégia, deixando os agricultores sozinhos”.

“Não há diálogo com a tutela”, acrescentou o deputado regional social-democrata, que falava à saída de uma reunião com a Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT).

Para inverter o actual quadro, o PSD/Açores propõe “a antecipação das ajudas comunitárias para disponibilizar liquidez nas explorações agrícolas”, mas também a “criação de um serviço de agrometeorologia”, que permita aos agricultores ter acesso a informação atempada para basear as suas decisões.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here