O PSD/Açores denunciou hoje “uma falha na estratégia elaborada pelo governo regional para combater a Leptospirose, uma doença considerada profissional da agricultura, e que continua a constituir grande preocupação no arquipélago”, referiu o deputado António Ventura.
“Foi o próprio governo regional, ainda recentemente, a admitir que a luta contra os ratos, o factor de propagação da doença, não melhorou”, afirma o social-democrata num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, onde lembra que “essa afirmação colide com os sucessivos anúncios de medidas para combater a doença. Ou seja, a estratégia tem falhado”, considera.
“Continuam a surgir novos casos de Leptospirose nos Açores e a incidência da doença é dez vezes superior à do resto do país”, confirmou Ventura, revelando que “várias pessoas continuam a afirmar junto do nosso grupo parlamentar a sua inquietude perante uma desmedida proliferação de ratos, quer nas zonas rurais como urbanas”, explica.
Assim, os social-democratas querem “perceber a situação da doença na região, mas para tal são necessários os dados actualizados sobre a mesma, nomeadamente o número de casos notificados em todo o arquipélago, com a sua descriminação feita ilha a ilha”, avançou.
No documento enviado ao parlamento os deputados do PSD querem ainda saber “em que profissões se verificam mais casos de Leptospirose, quantos dos casos notificados foram mortais, e ainda se a tutela considera a hipótese de haver uma sub-notificação da doença”, conclui António Ventura.