PSD denuncia retrocesso no investimento público para o turismo

hotelO PSD/Açores denunciou esta tarde que o investimento público previsto para 2010 na área do turismo “sofreu um decréscimo de 19,95%, uma realidade grave já que as dormidas na Região registaram recentemente um decréscimo de 14,5%”, afirmou a deputada social-democrata Aida Santos, na Assembleia Legislativa, durante o debate do Plano e Orçamento para o próximo ano.

“É importante referir que, em 2009, se registou uma variação negativa de dormidas em 9,4% ao longo do ano, e de 14,5% só no mês de Setembro, pelo que a opção de investimento que o plano para 2010 apresenta é um sinal completamente errado para o sector privado”, acrescentou.

 

Segundo a parlamentar social-democrata, “a consolidação do turismo exige que a região trace um rumo claro que este plano e orçamento não revelam”, devendo o governo regional “privilegiar cada vez mais a segurança, a tranquilidade, a hospitalidade e o contacto estreito com a natureza, como prioridades para o desenvolvimento do sector no arquipélago”, e considerando que “essas são condições que, naturalmente, os Açores oferecem“, explicou.

 

A deputada do PSD destacou que “novos desafios se levantam ao turismo nos Açores”, pois “continuamos a ser um destino pouco apetecível, mesmo obedecendo a pressupostos considerados por todos como óptimos”, e permanecendo a região “perfeitamente desconhecida até para os portugueses do continente”, pondo a parlamentar em causa “se as políticas seguidas até agora têm sido as mais correctas”, aventou.

 

Aida Santos citou um estudo, relativo ao ano de 2005, da autoria de Isabel Monjardino, onde é focada a forma “como interagem os residentes com os turistas, salientando que é preocupação dos açorianos que os turistas possam beneficiar das belezas naturais e arquitectónicas das suas ilhas e acima de tudo que gastem dinheiro”.

“O turista do saco de plástico e da sandes é o turista que já não se vê muito pela Europa e menos ainda em outros destinos. O apreciador de arte, de gastronomia, da natureza e dos pequenos prazeres da vida é o turista por excelência para os Açores”, disse a deputada.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here