O PSD/Açores propõe também um corte “em todos os excessos em gastos com telemóveis que são atribuídos sem limite de ‘plafond’, em consultorias, em viagens e estadias evitáveis, em gastos em combustíveis e viaturas”.
“Na aquisição de bens e serviços, o Governo despende cerca de 18 milhões de euros por ano”, frisou Duarte Freitas numa conferência de imprensa na Horta, à margem do plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, defendendo também a necessidade de estas despesas serem apresentadas de forma discriminada para se ter conhecimento dos gastos com cada rubrica.
Para o PSD/Açores, “as poupanças geradas com estes cortes devem ser reencaminhadas para o combate ao desemprego e para o apoio às pessoas e famílias mais atingidas pela crise económica”.
Por outro lado, os sociais-democratas propõem que “eventuais sobras resultantes de receitas de impostos ou da redução de despesa decorrentes do Orçamento do Estado 2012 devem ser encaminhadas para atenuar a dívida do sector da Saúde, que atualmente ultrapassa 600 milhões de euros”.