“O PS é que deve desculas aos açorianos peas responsabilidade que deixa após 16 anos de governação do arquipélago”, afirmou António Soares Marinho, numa reação às críticas feitas esta tarde pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, para quem os social-democratas deveriam pedir desculpa aos açorianos por terem anunciado uma dívida da região cinco vezes superior.
Sérgio Ávila comentava dados divulgados pelo INE que indicam que a necessidade líquida de financiamento da Administração Regional dos Açores, em 2011, era de 31,7 milhões de euros, enquanto a dívida bruta era de 690,9 milhões de euros.
Para António Soares Marinho, à dívida bruta da região é preciso acrescentar a dívida do setor público empresarial regional, que “ascende a mais de 1,9 mil milhões de euros”, e as responsabilidades decorrentes das parcerias público privadas, “que são 1.690 milhões de euros”.
“Juntando todos esses valores, dá os 3,7 mil milhões de euros de dívida que o Governo Regional deixa depois de 16 anos de governação”, frisou o dirigente social-democrata, acrescentando que esse valor “corresponde a um ano de riqueza dos Açores”.
António Soares Marinho frisou que o PSD “não pede desculpa”, porque apontou números que constam de um relatório recente da Inspeção Regional de Finanças, que também tinham sido avançados pelo Tribunal de Contas.
Lusa