Na declaração política que proferiu no plenário da Assembleia Legislativa Regional, Duarte Freitas frisou que “a verdade vem sempre ao de cima”, defendendo que “não há” discurso político, propaganda, almoços e jantares ou anúncios que permitam esconder os problemas existentes na região.
O líder parlamentar do PSD/Açores frisou ainda que “o resguardo da urna de voto dá asas à liberdade”, acrescentando que “não há chantagem política que amedronte a vontade do cidadão no silêncio da sua escolha”.
Nesta intervenção, Duarte Freitas recordou ainda o compromisso assumido para a ajuda externa ao país, salientando que todos têm que “estar conscientes que os tempos que se avizinham não serão fáceis”.
“Estamos todos convocados para tirar o país e a região da situação em que se encontra. Não tivemos responsabilidade na situação a que chegámos, mas temos todos a obrigação de ajudar a reconstruir Portugal”, afirmou.
Na resposta, o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, que é também líder do PS/Açores, reconheceu a “vitória clara” do PSD.
Para Carlos César, o PS tem que se “reformar” na sequência da “significativa derrota” que sofreu no domingo.
O presidente do executivo açoriano rejeitou, no entanto, que o PSD faça extrapolações destes resultados para as eleições regionais que se disputam em 2012.
“Sabem que se (a eleição) fosse para cá, o resultado não era o mesmo”, afirmou Carlos César, distinguindo a vontade dos eleitores nas eleições nacionais e regionais.