O PSD/Açores apresentou esta quarta-feira um projecto de resolução em que reclama do Estado o “cumprimento das suas obrigações” relativamente à segurança no arquipélago, recordando que a criminalidade violenta e grave aumentou 12,9 por cento no último ano.
“O PSD reivindica do Estado mais meios para as polícias nos Açores, em nome da segurança das pessoas, independentemente da cor política do Governo da República”, afirmou o deputado regional social-democrata Pedro Gomes numa conferência de imprensa na Horta.
Nesse sentido, defendeu “o reforço dos meios operacionais e humanos afectos às forças de segurança nos Açores, permitindo o cumprimento das suas funções quanto à ordem e segurança públicas, protecção das pessoas e bens e prevenção da criminalidade”.
Pedro Gomes salientou que a crise que o país atravessa, além das dificuldades económicas, está a “acentuar” o sentimento de insegurança das pessoas, frisando que “o aumento da criminalidade é reflexo do empobrecimento, do crescimento das desigualdades sociais e da fragilização da coesão social”.