PSD lamenta que dívida da Região “continue a aumentar”

O líder parlamentar do PSD/Açores lamentou hoje que a dívida da Região “continue a aumentar”, tendo atingido cerca de 700 milhões de euros no final de 2008, o que representa já 20,9 por cento do PIB regional.

 

“A dívida da Região continua a aumentar, considerando as suas diversas componentes, e atinge neste momento 20,9 por cento do PIB, como refere o Tribunal de Contas”, afirmou António Marinho, em declarações aos jornalistas, à margem dos trabalhos da comissão de Economia.

 

O líder da bancada social-democrata, que comentava o parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta da Região relativa a 2008, salientou também que “não se conhece grande parte do endividamento de outras entidades que se substituem à Região e se endividam”, como é o caso dos hospitais EPE, cujos capitais próprios estão “completamente esgotados”.

 

António Marinho destacou igualmente o aumento dos subsídios atribuídos pelo governo regional sem enquadramento legal, que ascenderam a mais de 33 milhões de euros em 2008, “que curiosamente foi um ano de eleições regionais”.

O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores realçou ainda que o parecer do Tribunal de Contas  refere que a Conta da Região de 2008 apresenta um saldo negativo de 42,6 milhões de euros, “considerando os encargos assumidos e não pagos”.

 

O líder da bancada social-democrata acrescentou que o parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta da Região “foi apresentado, pela primeira vez, seis meses antes do habitual” graças a uma iniciativa legislativa apresentada em 2007 pelo PSD/Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here