O líder do PSD nos Açores, Duarte Freitas, pediu hoje ao Governo da região para retirar a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS), que se encontra em discussão pública.
“O Governo Regional deve abandonar a proposta que apresentou, como é igualmente importante que o secretário regional da Saúde avalie as consequências políticas do que aconteceu”, frisou, numa declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Segundo Duarte Freitas, a proposta apresentada pelo Governo Regional “não respeita os compromissos eleitorais assumidos pelo Partido Socialista” e é “um claro retrocesso nos cuidados de Saúde prestados aos açorianos”.
Duarte Freitas salientou que se numa primeira fase os socialistas acusavam os críticos do documento de “demagogos e populistas”, hoje a proposta “já não é defendida por ninguém, nem pelo próprio Partido Socialista”.
“Ao longo das últimas semanas, partidos políticos, profissionais do setor e utentes têm manifestado ser frontalmente contra essa proposta que prevê a redução de serviços onde foi prometida a sua implementação e uma estratégia que mais parece direcionada para a redução de despesas do que para a melhoria efetiva dos cuidados de saúde dos açorianos”, criticou.
Duarte Freitas considerou que não pode haver uma reforma da Saúde sem uma “efetiva aposta nos cuidados primários”, defendendo também “a colaboração e o envolvimento” dos profissionais de saúde.
O Governo Regional dos Açores divulgou a 10 de maio uma proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde, com vista a garantir a sua sustentabilidade, que está em discussão pública.
Tanto o executivo açoriano como a oposição pediram o agendamento de debates de urgência sobre esta questão para o próximo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, que começa na terça-feira, na Horta, Faial.
Lusa