Os deputados do PSD na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo vão propor à autarquia a realização de um estudo que sustente um plano de apoio “às famílias e empresas, de forma a combater a situação de emergência social no concelho. Pretendemos que se definam estratégias municipais para combater a pobreza, no âmbito da verdadeira emergência social que se vive em Angra, assim como se devem apoiar as empresas, potenciando a criação de emprego no concelho”, disse hoje Francisco Câmara, deputado municipal, salientando que ” são inúmeros os relatos relativos do aumento muito significativo de pedidos de ajuda das famílias às instituições de apoio social, bem como a dificuldades das instituições para dar resposta a todas essas solicitações”.
Francisco Câmara justifica que o estudo proposto ajudará a conhecer a “real dimensão do problema” sendo depois mais fácil encontrar melhor forma de o combater.
“É preciso conhecer a taxa real de desemprego no concelho, aferir a saúde financeira das empresas bem como o risco de falência, recolhendo a dimensão das dívidas do setor público às empresas angrenses. Enumerar as dificuldades porque estão a passar as famílias e as principais necessidades e dificuldades das instituições de solidariedade social. E ainda conhecer em detalhe os números do Rendimento Social de Inserção no concelho”, explicou Francisco Câmara.
“É importante para os cidadãos de Angra saber que o governo que lhes está mais próximo, a autarquia, tem um plano efetivo para lidar com esta situação, demonstrando efetiva preocupação e empenho na defesa e proteção dos seus munícipes”, frisou o social-democrata.