A bancada do PSD na assembleia legislativa dos Açores apresentou uma resolução que propõe que o governo regional reforce os apoios à comunicação social privada do arquipélago, para fazer face à actual crise financeira.
A proposta foi apresentada em conferência de imprensa, na sede do parlamento, na cidade da Horta, pelo líder do grupo parlamentar social-democrata, Duarte Freitas, que entende que algumas das “dificuldades” sentidas pela imprensa açoriana pode pôr “em causa a sua própria sobrevivência”.
“As medidas de apoio à comunicação social dos Açores previstas no Promédia II são insuficientes para a prestação dum apoio aos órgãos de comunicação social, inserido numa estratégia de adopção de medidas anticrise, também dirigidas à manutenção do emprego”, explicou Duarte Freitas.
No entender do líder parlamentar do PSD, “incumbe” à Região promover medidas e incentivos para contornar as actuais “dificuldades e fragilidades” dos OCS.
Os sociais-democratas defendem, concretamente, o alargamento às ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel das majorações que existem para os órgãos de comunicação social das ilhas da coesão (as mais pequenas da Região) e o aumento do apoio à difusão e à distribuição de jornais.