O PSD/Açores exigiu hoje o “claro apuramento de responsabilidades” sobre a ruptura do stock de combustível para a aviação em Santa Maria que originou o cancelamento de dezenas de escalas técnicas previstas para o aeroporto local, alegando que a economia regional e a imagem externa da Região foram “prejudicadas”.
“No momento em que o Haiti vive uma tragédia imensa e a comunidade internacional se mobiliza para prestar auxílio humanitário, Santa Maria e o seu aeroporto voltam a provar a sua importância estratégica. O cancelamento de dezenas de escalas técnicas previstas para o aeroporto de Santa Maria, em virtude da ruptura dos stocks de combustível para a aviação, constitui um erro de gestão e uma atitude de desvalorização desta infra-estrutura aeroportuária que é inaceitável e exige um claro apuramento de responsabilidades”, afirmou a deputada social-democrata Aida Santos, na Assembleia Legislativa dos Açores, durante a apresentação de um voto de protesto.
A parlamentar do PSD/Açores salientou que a ruptura do stock de combustível “impede que o aeroporto de Santa Maria assuma a sua vocação no mercado das escalas técnicas da aviação, coloca em causa o prestígio desta ilha como destino destas escalas e constitui uma desqualificação objectiva do aeroporto e dos seus recursos humanos e técnicos”.
Segundo Aida Santos, esta situação representa um “forte revés” na afirmação do aeroporto de Santa Maria como centro atlântico de escalas técnicas, além de “prejudicar a economia regional e a imagem externa da Região”.
O voto de protesto apresentado pelo grupo parlamentar do PSD/Açores foi aprovado por unanimidade.