PSD quer explicaçõe​s para “estranha diminuição​” de professore​s nos Açores

O PSD quer ouvir o secretário regional de Educação dos Açores no parlamento da região por causa da “estranha diminuição” do número de professores nas escolas do arquipélago no próximo ano letivo.
Num comunicado hoje divulgado, o PSD/Açores anuncia que pediu a audição do secretário regional da Educação, Ciência e Cultura na comissão de Assuntos Sociais do parlamento açoriano para Fagundes Duarte explicar “a estranha diminuição do número de professores ao serviço na região”.
O partido diz que essa redução de professores “não era esperada” tendo em conta declarações dos responsáveis do Governo Regional no início do ano letivo anterior que apontavam para a necessidade de mais docentes na sequência do aumento da escolaridade obrigatória.
Na quinta-feira, o secretário regional da Educação dos Açores, Luiz Fagundes Duarte, salientou que a redução do número de docentes contratados na região “é mínima” e deve-se apenas à diminuição do número de alunos matriculados.
“A redução de educadores e professores contratados é mínima e é justificada pelos dados estatísticos disponíveis – diminuição do número de alunos, resultante da diminuição da taxa de natalidade -, já que a média de alunos por turma, nos Açores, continua muito menor do que a prevista para a turma-padrão no território continental”, frisou.
Segundo Luiz Fagundes Duarte, em comparação com o ano letivo 2012-2013, estão inscritos menos 853 alunos, o que corresponde a menos 54 turmas, levando a que sejam contratados menos 203 educadores e professores.
Ainda assim, o secretário regional da Educação, Ciência e Cultura reforçou que “enquanto em Portugal continental a turma-padrão pode ir até aos 35 alunos”, na região a média se fica pelos “18 alunos por turma”.
“Se houvesse qualquer preocupação de cortar professores, teríamos feito turmas de 30 alunos, como se faz no continente, e teríamos sim mandado milhares de professores para o desemprego”, frisou.
As médias de alunos por turma nos Açores variam entre os 4,8 na Escola Mouzinho da Silveira, no Corvo, e 22,7 na Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, sendo que das 40 unidades orgânicas da região 35 terão turmas com menos de 20 alunos.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here