Pedro Gomes, que assinou o requerimento com o seu colega de bancada Rui Ramos, frisou que os trabalhadores devem ser pagos de acordo com o que está estabelecido quando prestam trabalho suplementar, salientando que, na actual conjuntura económica, esta alegada falta de pagamento de horas extraordinárias assume particular significado nos orçamentos familiares.
“Acolhendo as denúncias destes cidadãos, o PSD actuou fazendo um requerimento à Assembleia Legislativa dos Açores”, afirmou, acrescentando que os social-democratas pretendem saber se a IRT realizou inspecções para averiguar as situações denunciadas.
“Não tem havido notícia pública de que a Inspecção Regional do Trabalho tenha averiguado o cumprimento da prestação de trabalho e do pagamento do trabalho suplementar nas instituições de crédito, nomeadamente na banca”, refere o requerimento apresentado pelos deputados do PSD/Açores.
Os deputados social-democratas pretendem também que a IRT explique se o plano de acções inspectivas para 2010 contempla a fiscalização das condições de prestação do trabalho em instituições de crédito.