O PSD/Açores voltou hoje a pedir explicações ao governo regional sobre a aplicação dos 20 milhões de euros de apoios comunitários para a reestruturação da produção de leite na Região, anunciados em Junho de 2009, alegando que o executivo “nunca referiu” como serão utilizados.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o deputado social-democrata António Ventura referiu que “sempre que o governo regional publicita este apoio comunitário, fá-lo como se fosse a primeira vez e uma grande novidade, criando expectativas nos produtores”.
“Até parece que para o governo os problemas se resolvem pelas palavras dos anúncios”, afirmou.
Segundo o parlamentar do PSD/Açores, o executivo tem de explicar “se existe alguma estratégia definida sobre a reestruturação deste subsector e, desde logo, em que consiste, pois até agora não se conhecem novas políticas”.
Em causa está o anúncio da Comissão Europeia, feito em meados do ao passado, de atribuição de um montante de ajudas financeiras aos estados membros para a reestruturação da produção de leite na Europa, recebendo os Açores 20 milhões de euros durante os próximos quatro anos.
António Ventura salientou que “para além da comparticipação financeiras às ideias de Bruxelas não se conhecem ideias próprias, certamente porque não temos uma política agrícola e alimentar regional”.
“Somos da opinião que persiste a falta de criatividade, dinamismo e estratégia para o sector da produção de alimentos”, disse.
De acordo com o deputado social-democrata, o governo regional “continua a fazer o mais fácil, ou seja, compra aos produtores a sua autorização administrativa de produção de leite através de resgates leiteiros, o que se consubstancia, acima de tudo, numa política de atirar dinheiro aos problemas e reduzir as vozes incómodas”.
Para António Ventura, esta atitude do executivo “revela a ausência de soluções” para os problemas da agricultura açoriana.