O PSD/Açores pediu hoje explicações ao governo regional sobre a extensão do anel de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo, dado que já “passaram onze anos” desde que o presidente do governo prometeu um estudo sobre os custos do projecto.
“Em Fevereiro de 1998, o presidente do governo regional afirmava que o seu governo havia solicitado um estudo sobre os custos da ligação do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo. Passaram onze anos e ainda não se tem conhecimento público deste estudo, nem das suas conclusões, nem da previsão dos custos de semelhante projecto”, afirmou o deputado social-democrata António Maria Gonçalves, em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores.
O parlamentar do PSD/Açores lembrou também que o PS defendeu, no seu programa eleitoral de 2004, que a construção do cabo de fibra óptica avançaria “com recursos a fundos comunitários”, embora o Programa Operacional dos Açores para a Convergência 2007-2013 refira que “não está, à priori, previsto financiamento do programa regional, no domínio do investimento em infra-estruturas de telecomunicações realizadas pelos grupos nacionais”.
António Maria Gonçalves recordou ainda que o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou, em Setembro de 2008, que “dentro de quatro meses serão conhecidos os resultados do estudo económico encomendado pelo executivo para extensão ao Grupo Ocidental da rede de cabo de fibra óptica que já liga sete das nove ilhas açorianas”.
No entanto, as conclusões desse estudo nunca foram reveladas, pelo que o parlamentar do PSD/Açores solicitou cópia do documento ao governo regional.