O PSD/Açores pediu hoje explicações ao governo regional sobre a instalação de um pórtico de varagem no porto de pescas da Graciosa, alegando que o executivo já prometeu a aquisição do equipamento “por diversas vezes”.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o deputado social-democrata João Costa referiu que, nos últimos anos, “dadas as condições de pouca segurança no interior do porto de pescas, ainda mais urgente se tornou a existência desse pórtico de varagem”.
“Este tem sido um inverno bastante rigoroso que, não só tem levado os pescadores da Graciosa a temer pela segurança das embarcações, assim como tem impossibilitado mais saídas para o mar”, afirmou.
O parlamentar do PSD/Açores pretende também que o governo regional explique o motivo pelo qual “ainda não foi acionado o mecanismo do FUNDOPESCA” para os pescadores graciosenses, salientando que o reduzido volume de capturas e o baixo número de saídas para o mar registados entre outubro e dezembro “já justificavam uma atenção especial por parte do governo”.