O PSD/Açores pediu hoje esclarecimentos ao governo regional sobre os “sucessivos atrasos” na implementação do projecto “Açores Região Digital”, que deveria ter entrado em funcionamento em meados de 2008.
“O projecto ‘Açores Região Digital’ foi adjudicado em Agosto de 2006, prevendo a informatização em rede de todas as unidades de saúde da Região em 21 meses. Isto é, estaria concluído em Maio de 2008. Estamos em Julho de 2009 e o que sabemos é que aquele projecto é tão só uma miragem”, afirmou o deputado social-democrata José Manuel Bolieiro, em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores.
O parlamentar do PSD/Açores salientou que o sistema de informatização da Saúde “Açores Região Digital”, que estabelece a ligação em rede de todas as unidades de saúde do arquipélago, vai permitir um “maior apoio” à gestão e decisão clínica e uma “poupança de recursos”.
José Manuel Bolieiro pretende, igualmente, que o governo regional revele quais os “custos directamente resultantes deste atraso”, dado que caso o sistema estivesse concluído dentro do prazo “teria custado 12 milhões de euros”.
“Como não está implementado, ainda não sabemos quanto custará, quando estará concluído ou se o adjudicatário se manterá como o prestador daquele projecto”, frisou.
O deputado social-democrata quer também que o executivo esclareça se mantém a confiança na empresa a que foi adjudicado o projecto “Açores Região Digital”.