“Quando a região vive uma crise económica e social nunca antes vista na nossa autonomia, o presidente do Governo Regional, acompanhado de uma comitiva, viaja para o Brasil durante uma semana”, afirmou Duarte Freitas, líder parlamentar do PSD/Açores, recordando as críticas que Carlos César fez quando estava na oposição relativamente a situações semelhantes.
Para Duarte Freitas, esta “deslocação milionária” de Carlos César ao Brasil não se compreende numa altura em que o arquipélago tem “18 mil desempregados, 20 mil pessoas a receber Rendimento Social de Inserção e 35 por cento das famílias a viver com menos de 540 euros por mês”.
Os social-democratas pretendem, por isso, saber quanto dinheiro gastou o executivo regional socialista em passagens aéreas, hotéis, despesas de representação e ajudas de custo com toda a comitiva.
O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, iniciou a 10 de abril uma visita oficial de cerca de uma semana ao Brasil, durante a qual participou nas comemorações do 260.º aniversário do povoamento açoriano do Rio Grande do Sul.
Antes de chegar a este estado brasileiro, o presidente do executivo regional esteve no Rio de Janeiro, onde participou nas celebrações do 60.º aniversário da Casa dos Açores naquela cidade.