O PSD/Açores defendeu hoje um “maior esforço” da SATA para articular os horários dos voos inter-ilhas com as ligações entre Ponta Delgada e Funchal, de forma a permitir, uma vez por semana, que a ligação seja efetuada no próprio dia, sem que os passageiros pernoitem na ilha de São Miguel.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados social-democratas Costa Pereira e Luís Garcia salientaram que o reforço do número de voos entre Ponta Delgada e Funchal, recentemente anunciado, deveria ter “tido em conta um esforço de articulação de horários”, de modo a “permitir a todos os açorianos o acesso aos destinos em plano de igualdade”.
Os parlamentares do PSD/Açores deram como exemplo os passageiros que tencionem viajar para o Funchal via Ponta Delgada, na semana de 11 a 18 de julho, partindo do aeroporto da Horta, que “têm de pernoitar sempre em Ponta Delgada e no regresso em apenas dois dias da semana é que conseguem ligação para a Horta no mesmo dia”.
“Para além de tornar esta deslocação mais demorada, encarece-a significativamente e penaliza açorianos de umas ilhas em relação a outras”, afirmaram.
Para Costa Pereira e Luís Garcia, esta situação é “injusta e penalizadora” e repete-se nas viagens para o Porto, dado que “na maioria dos dias quem pretender viajar entre o Faial e o Porto, via Ponta Delgada, é obrigado a pernoitar, na ida e no regresso”, na ilha de São Miguel.