PSD reconfirma “perda de 23 milhões” de apoios à agricultura açoriana

O PSD/Açores exigiu hoje do governo regional “uma verdade completa e transparente” nas referências às questões de interesse público, referindo que “as declarações do seu presidente sobre a denúncia da perda total, em três anos, de 23 milhões de euros de fundos comunitários pela região fogem à verdade, sendo facilmente comprovada em documento da Comissão Europeia”, que os social-democratas divulgaram.
 
Num comunicado enviado às redacções, o partido diz-se em condições “de devolver à procedência as acusações de ignorância e desonestidade”, aconselhando o executivo a “não tentar ocultar os erros da governação atrás de omissões intencionais ou de distracções deliberadas aos factos em questão”, conforme explicam de seguida.
 
Assim, e perante “a justificação da tutela para a não aplicação das ditas verbas por ausência de candidaturas dos agricultores”, o PSD Açores esclarece que “é da competência do governo alocar as verbas que entende mais adequadas às diversas medidas de apoio às produções agrícolas locais”, explicam.
 
“Se, em algumas dessas medidas previstas pelo regulamento do POSEI, não houve candidaturas suficientes dos nossos agricultores para gastar toda a verba disponível, tal é revelador não só de um erro de cálculo do governo açoriano, como também do desconhecimento da realidade agrícola regional”, sublinha o comunicado.
 
Mais avançam os social-democratas que, “apesar desta dupla incompetência, o governo podia ainda, ao verificar que as verbas não estavam a ser gastas, redistribuí-las, até um valor máximo de 20%, para uma outra medida, sendo que para tal dispunha do prazo alargado de 30 de Abril do ano seguinte, ou seja podendo ainda gastar as verbas até 30 de Junho do mesmo”, esclarecem.
 
Para o PSD, “o surpreendente é que o governo regional não o fez, desperdiçando 23 milhões de euros de ajudas directas, em três anos. E estes são factos absolutamente indesmentíveis e comprovados pela evolução financeira do POSEI publicada pela Comissão Europeia”, concluem.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here