O PSD/A reiterou hoje o desejo de ver extinta a figura de representação da República.
Duarte Freitas, no decorrer de uma declaração politica feita no parlamento regional, considerou ser necessário uma “profunda reflexão sobre o regime Autonómico e a caminhada coletiva que empreendemos nas últimas décadas”, no sentido da concretização da “livre administração”, defendeu.
Não se referindo apenas à querela com o Representante da República, no que concerne ao pedido de fiscalização preventiva do orçamento da região, mas reconhecendo que o “ modelo autonómico açoriano permanece, em muitos casos, agrilhoado por alguns princípios fundamentais subjacentes á sua criação”, o líder dos socias democratas considera que “não faz sentido a existência de uma figura tutelar não eleita”.
“Não é de agora, nem por este caso, que queremos a extinção da figura do Representante da República”, defendeu o parlamentar. “Discutir o direito à livre administração dos Açores pelos açorianos é também discutir se as legitimas decisões políticas dos açorianos devem ser avaliadas por uma figura desprovida de legitimidade democrática direta”, sustentou Duarte Freitas na Assembleia Legislativa Regional.