Clélio Meneses, que falava à margem da sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional, acusou os socialistas que pretenderem “transferir o debate sobre o serviço público de rádio e televisão para uma discussão em torno do PSD”.
“O PSD quer despartidarizar este debate e dar um contributo para o consenso”, frisou.
O projecto de resolução apresentado pelo PS, PCP e BE tem a aprovação assegurada, mas os três partidos afirmaram pretender obter um “amplo consenso” no parlamento, pelo que apelaram à adesão dos restantes partidos com assento parlamentar (PSD, CDS/PP e PPM).
Este projecto de resolução, que deverá ser discutido e votado na sessão plenária do parlamento regional que decorre esta semana, considera “inaceitável” a intenção anunciada pelo executivo nacional de reduzir a emissão própria da RTP/Açores a quatro horas diárias.
“Os Centros Regionais dos Açores e da Madeira da RTP devem ser dotados das capacidades e competências que garantam a sua adequada autonomia editorial, de produção e de gestão”, refere o documento.
Para defender a posição açoriana, propõe a criação de um grupo de trabalho pela Assembleia Legislativa Regional que será liderado pelo presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho e contará com um elemento de cada partido com assento parlamentar.
O parlamento regional iniciou hoje a sessão plenária de setembro com um debate de urgência sobre a situação da RTP/Açores.
O debate ocupou toda a manhã e foi retomado depois da interrupção dos trabalhos para almoço.