Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial exigiram, esta sexta-feira, que o Governo Regional pague os prejuízos causados em propriedades privadas pela queda de ramos de uma araucária classificada e situada nos jardins da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, que no passado dia 7 de dezembro provocou “significativos estragos, especialmente numa residência familiar e nas instalações e equipamentos de uma empresa”.
Em requerimento, os deputados social-democratas Carlos Ferreira e Luís Garcia exigem respostas do Executivo, afirmando que “passados todos estes dias e apesar das insistências, a verdade é que as vítimas destes estragos continuam inexplicavelmente sem saber se a Região vai e quando vai assumir a responsabilidade pelos danos causados”.
Para os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial, “esta ausência de assunção de responsabilidades e de um acompanhamento adequado desta situação por parte da administração regional é absolutamente inaceitável e condenável”.
“Não se pode deixar a vida de pessoas e de uma empresa nesta indefinição e insegurança durante tantos dias. Exige-se que o governo regional assuma as suas responsabilidades e adote os procedimentos necessários para acelerar a resolução dos problemas causados por aquele bem público”, defenderam.
Carlos Ferreira e Luís Garcia questionaram ainda o governo regional no sentido de saber que medidas vão ser tomadas no futuro para evitar situações idênticas, dado que “não é a primeira vez que esta árvore provoca danos”.