Se a lista para as eleições do dia 7 do próximo mês de Junho não for alterada, Berta Cabral já ameaçou cortar relações com a direcção nacional do PSD.
A notícia foi avançada hoje pelos jornais nacionais: Berta Cabral rejeita o 10.º lugar para Duarte Freitas na lista de candidatos ao Parlamento Europeu, lista que, amanhã, vai ser aprovada pelo Conselho Nacional do partido.
O jornal ” Diário de Notícias ” avança mesmo que a líder do PSD / Açores ameaça cortar relações com a direcção nacional do partido, caso Duarte Freitas se mantenha na décima posição na lista dos social democratas.
Nas ultimas eleições de 2004, o eurodeputado ocupou o sétimo lugar de uma lista que elegeu 9 deputados.
A controvérsia não é caso isolado nos Açores: a questão foi levantada com o líder da Madeira, Alberto João Jardim, que negociou, pessoalmente, a posição do candidato madeirense, conseguindo um 8.º lugar, mas, mesmo assim, o candidato Sérgio Marques bateu com a porta e vai ser substituído por Nuno Teixeira.
Na Região Autónoma açoriana, Berta Cabral demonstrou-se indisponível para comentar o assunto à Antena 1 / Açores, mas fonte oficial remeteu declarações para mais tarde, referindo ser prematuro falar sobre a questão, quando a lista ainda não se encontra fechada.
Recorde-se que a líder nacional do partido, prometeu no Congresso do PSD a 18 de Janeiro, um lugar representável ao candidato açoriano, nas eleições para o Parlamento Europeu.
O próprio Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, afirmou ser uma desconsideração para o PSD, adiantando que não é bom sintoma existir uma dúvida sobre esta matéria, num partido tão importante como o PSD, e espera que o assunto venha a ser bem resolvido.