No início das jornadas parlamentares do PSD, que hoje tiveram início na ilha do Pico subordinadas ao tema do “emprego jovem”, o líder social-democrata lamentou que tenha de ser o seu partido a “substituir-se” ao Governo, no combate ao desemprego entre os jovens, que ultrapassa os 40% no arquipélago.
“O PSD/Açores está a tentar encontrar soluções para esta situação dramática, substituindo-se ao Governo Regional, que parece que anda desaparecido em combate, concentrando as suas energias em situações externas à Região, nomeadamente no combate ao Governo da República”, frisou.
Duarte Freitas lembrou que a Assembleia Legislativa dos Açores aprovou, durante o debate sobre o Plano e Orçamento para 2013, uma proposta do PSD, no sentido da promoção de autoemprego entre os jovens açorianos, mas que o Governo Regional ainda não colocou em prática.
“Agora, é necessário consubstanciá-la e pô-la em prática e refletir sobre outras medidas de contingência que podem ser tomadas para combater este flagelo”, insistiu o dirigente social-democrata.
Além da adoção de “medidas de contingência”, o PSD/Açores defende também a necessidade de um novo impulso na economia açoriana, que poderia ser dado pelo próprio executivo, nomeadamente através da injeção de dinheiro.
“Se a Administração Regional pagasse o que deve, estaria a dar um contributo mais benéfico para a economia açoriana”, lembrou.
Até quarta-feira, os deputados do PSD ao Parlamento açoriano vão debater soluções para o combate ao desemprego jovem, vão contactar com as populações e visitar a Escola Secundária das Lajes do Pico.
Lusa