Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Ilha Terceira acusaram hoje o Governo Regional de “bloquear” a sua atividade fiscalizadora como parlamentares, não permitindo visitar “o edifício onde deveria já estar a funcionar o novo Laboratório Regional de Veterinária. Foram feitos dois pedidos de visita às instalações, o primeiro foi recusado e o segundo aguarda resposta há mais de um mês”, disse Luís Rendeiro, para quem “algo de estranho se deve passar com este edifício, pois o governo quer escondê-lo da fiscalização dos deputados da oposição. Não quer que se saiba o que está a passar com o Laboratório, que aparenta estar pronto, mas estará vazio e sem uso”, realçou numa conferência de imprensa promovida à entrada daquela estrutura, em Angra do Heroísmo.
O social-democrata recordou que “a construção de um novo Laboratório Regional de Veterinária foi prometida para a Ilha Terceira no ano 2000, pelo então responsável pela pasta da Agricultura, que o prometeu para aquela legislatura. Passados 14 anos, “o edifício está construído e é imperativo que o governo explique qual a razão para a infraestrutura ainda não ter entrado em funcionamento. O Governo Regional tem de assumir as verdadeiras razões para esse facto”, concluiu o deputado.
Em resposta a estas declarações o Governo Regional esclarece que a construção das novas instalações do Laboratório Regional de Veterinária é um projeto que se desenvolve em três fases, nomeadamente a construção da infraestrutura; a instalação de mobiliário e redes e uma terceira fase que consiste na aquisição e instalação de equipamentos, sendo que o concurso internacional para segunda e terceira fase está agendado para ser lançado durante o corrente mês.
Segundo o executivo, a obra teve início em novembro de 2009 e ficou concluída no início deste ano, tendo a receção provisória sido efetuada a 4 de fevereiro de 2014, concluído o comunicado do Governo que não carecem, por isso, de qualquer fundamento as dúvidas levantadas pelo PSD/Açores relativamente a eventuais dificuldades de financiamento ou problemas na obra de construção das novas instalações do Laboratório Regional de Veterinária.