PSD/Açores afirma que o Governo Regional “não poupou” com SCUT

O PSD/Açores acusou a região de ter gastado “mais 18 milhões de euros do que aquilo que era a previsão” da obra das SCUT de S. Miguel, considerando que é dinheiro que “agora faz falta” ao arquipélago.
 

“Não poupamos nada. O Governo gastou mais 18 milhões do que aquilo que estava programado, do que aquilo que era a sua intenção. O resto são maquinações contabilísticas e habilidades. E esse dinheiro está a fazer falta à nossa economia”, afirmou à agência Lusa o deputado do PSD/Açores Humberto Melo.

O Governo dos Açores assegura que os encargos com as SCUT de S. Miguel em 2013 serão de 18,386 milhões de euros, menos de metade do que aquilo que tinha sido inicialmente estimado e divulgado por diversas entidades.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente do Governo açoriano, Sérgio Ávila, disse que “havia uma previsão” de que o montante em 2013 a pagar pelo Estado à concessionária das SCUT (estradas sem custo para o utilizador) nos Açores seria de 39,720 milhões de euros, com IVA incluído, uma verba adiantada por “diversas entidades”, “e de acordo até com o que tinha sido divulgado no âmbito do relatório do Tribunal de Contas” sobre as parcerias público-privadas na região.

Segundo Sérgio Ávila, no entanto, o valor que “efetivamente vai ser pago” é 18,386 milhões, com IVA, “ou seja, o custo das SCUT será menos de metade em 2013 do que estava previsto”.

O deputado do PSD/Açores, Humberto Melo, sustentou, no entanto, que as obras custaram “foi mais 18 milhões e não foi menos”, acrescentando que essa é que é a verdade e criticando “a manipulação de números” do executivo.

“As obras custaram mais 18 milhões de euros do que aquilo que foi anunciado pelo secretário regional de então e o gestor da obra e isto é que é o problema, a falha e a maneira do Governo gastar dinheiro que agora está a fazer falta aos Açores”, disse Humberto Melo, recordando que “a obra foi entregue a uma empresa estrangeira não envolvendo de uma forma mais ativa as empresas regionais”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here