O PSD/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre a “disponibilidade para preservar o Castelo da Rocha Negra, um dos poucos exemplares de arquitetura solarenga da ilha do Faial, situado na freguesia dos Cedros”.
O imóvel é, “pela raridade das suas caraterísticas, um dos mais interessantes dos Açores, constando do respetivo inventário regional, e ameaça ruir, colocando inclusive em causa a segurança pública”, disse o deputado Luís Garcia.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata quer saber se a tutela “pode contribuir, e de que forma, para a preservação e recuperação daquele imóvel de interesse público, construído entre os séculos XVII e XVIII. O Castelo da Rocha Negra, também conhecido como a Casa dos Lacerdas aos Cedros, é descrito pelos estudiosos do nosso património arquitetónico como um dos mais interessantes dos Açores”, acrescenta.
“Tendo em conta que se trata de um imóvel inventariado, e que importa preservar, queremos saber se os serviços competentes pela salvaguarda do nosso património estão em condições de assegurar que, em caso de desmoronamento total do imóvel, o mesmo seja posteriormente reconstruído, respeitando a sua arquitetura original e as características que levaram à sua classificação”, frisa Luís Garcia.
O deputado do PSD/Açores ressalva que “o edifício se encontra há muito em ruínas e em estado de progressiva degradação, sem que se conheça qualquer intervenção das entidades responsáveis pela cultura nos Açores no sentido de contribuir para alterar tal situação. Esse facto, a que se junta uma notória ameaça à segurança de quem por lá passa diariamente, são razões mais que suficientes para uma resposta breve do Governo Regional”, conclui.