O PSD/Açores denunciou ontem nova avaria no equipamento de análises clínicas do Centro de Saúde da Ilha Graciosa, um problema “já surgido no passado mês de Agosto, continuando assim a ser prejudicada a prestação de cuidados de saúde na ilha, que já de si padece de vários constrangimentos”, disse o deputado João Bruto da Costa.
“A referida avaria já tinha provocado o adiamento de análises de que os graciosenses necessitam e que podem custar muito caro em termos da sua saúde. E após reparação do equipamento, verificou-se que agora nova avaria, sendo que existem utentes que voltaram a ter as necessitadas análises adiadas devido à falta do equipamento”, explicou o social-democrata.
Assim, e num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, João Bruto da Costa questiona a tutela sobre “a reparação dos equipamentos de análises clínicas avariados”, mas querendo igualmente saber “qual a solução encontrada para responder aos utentes, que aguardam há alguns meses por análises prescritas e não realizadas”, adianta.
Segundo o parlamentar, “já são imensas as maleitas na saúde dos graciosenses, e facto é que os diagnósticos estão mais do que comprovados”, afirma.
“É grande a incompetência do Governo face à saúde dos graciosenses. E é maior ainda a falta de cuidado com que a mesma é tratada pelo executivo”, critica João Bruto da Costa.