Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira consideram que o Governo Regional tem de atuar, face “à falta de recursos humanos e de condições financeiras da Universidade dos Açores (UAç), que não permitiram solicitar a acreditação do Curso de Gestão no Campus de Angra do Heroísmo. É preocupante que o curso não abra no próximo ano letivo”, disse António Ventura.
O social democrata falava após uma reunião que os deputados mantiveram com o Reitor da UAç, onde foi debatido o futuro daquela valência da academia açoriana, referindo que “de nada serve baixar taxas ou majorar incentivos, se não houver pessoas para criarem iniciativa empreendedora”, numa referência direta “ao Plano de Revitalização da Ilha Terceira”.
“O Governo Regional não pode esquecer os jovens, e principalmente os jovens qualificados, e tem de atuar nesta situação”, diz António Ventura, recordando “a principal bandeira do Executivo face à UAç – Um euro por um euro – que é, segundo a própria universidade, uma medida ineficaz”, criticou.
“A atuação do Governo deve ser outra, especialmente no reforço da tripolaridade da nossa academia”, sendo que “não podemos esquecer que o Curso de Gestão na Terceira serviu também para fixar jovens na ilha”.
“Além disso foi clara a dinâmica que aquele curso criou, assim como a aproximação que fez junto das empresas. O Curso de Gestão é essencial para a Terceira e também para o próprio Campus de Angra”, concluiu António Ventura.