PSD/Açores insiste no aumento do complemento regional de pensão

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, insistiu esta quarta-feira na necessidade de um aumento do complemento regional de pensão em 10%, estranhando que o executivo regional tenha “chumbado” uma proposta social-democrata, mas “em ano eleitoral achou por bem aumentar”.
 

“Infelizmente, em ano eleitoral, o Governo achou por bem aumentar em 10%. Este ano achou por bem chumbar a nossa proposta de idêntico valor”, afirmou Duarte Freitas, após uma visita ao Lar Luís Soares de Sousa, unidade com 43 idosos em Ponta Delgada.

O líder do PSD/Açores sublinhou “a atitude positiva” do Governo Regional ao anunciar, na terça-feira, alterações ao complemento regional dado às pensões, para evitar que mais de 1.200 pessoas percam o direito a este apoio social na sequência das mudanças nos escalões de IRS, mas os sociais-democratas gostariam que o executivo “tivesse tido idêntica postura” para aumentar o valor do complemento regional de pensão.

Recordando que o valor proposto pelo PSD para aumentar o complemento regional de pensão “é exatamente o mesmo que o Governo Regional aumentou o ano passado, em ano eleitoral”, Duarte Freitas frisou que este ano “fazia tanto ou mais sentido” acontecer esta atualização face às situações sociais que se vivem.

Sobre a instituição que visitou, Duarte Freitas disse haver “uma grande preocupação” relativamente “às contrações financeiras em relação aos apoios”, apontando que “há cada vez maiores solicitações por parte de utentes e potenciais utentes e cada vez maior dificuldade em dar resposta às pessoas, num momento em que a situação de crise social e financeira também não ajuda”.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da instituição, Roberto Vaz do Rego, defendeu a necessidade de o Governo Regional proceder a “uma atualização e revisão” dos acordos de cooperação.

“Os protocolos existem, mas há acordos de cooperação que não podem estar há anos sem serem revistos, dado que as verbas eram umas há três anos ou dois e agora são outras”, referiu.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here